O CERIS atua com as seguintes ações, entre as mais significativas: Censo Anual da Igreja Católica do Brasil – CAICBr:
O censo compreende a pesquisa quantitativa e qualitativa permanente sobre a presença da Igreja Católica no território brasileiro. O trabalho do censo representa o contato com todas as dioceses, mais de 11.840 paróquias e de mil congregações, dispersos sobre 5.583 municípios. Parte da informação é publicada, a cada dois anos, no Anuário Católico do Brasil.
O CERIS é presença permanente junto à CNBB e à CRB, com participações em diversas instâncias das instituições, principalmente na Semana Social e nas assessorias, análises sócio religiosas e análises de conjuntura.
Desde 1979, o CERIS controlou um fundo de doações para pequenas iniciativas comunitárias. O montante das concessões, em geral, não excedia a importância de US$ 3.000 por projeto. Os beneficiários preferenciais foram grupos informais que pretendiam começar atividades de geração de renda, organizar cursos de formação ou realizar campanhas. Além disso, o fundo apoiava projetos pastorais no campo do planejamento, do treinamento, de atividades coletivas e de equipamento para unidades sociais de paróquias. Nos últimos 26 anos, o fundo analisou mais de sete mil pedidos e aprovou mais de três mil projetos.
O CERIS integra a Red Puentes, uma rede formada por organizações da sociedade civil de Argentina, Brasil, Chile, México, Peru, Uruguai e Holanda, com o objetivo de promover uma cultura de responsabilidade social empresarial na América Latina.
Acompanhamento e Avaliação: O CERIS acompanhou e avaliou projetos em todo o território nacional, para organismos multilaterais de desenvolvimento, bem como para organizações da cooperação internacional. Também acompanhou projetos diocesanos e pastorais. Em muitos casos, o CERIS preparava equipes locais para aplicar metodologias de planejamento e as capacitava para usar técnicas de monitoramento e avaliação. Além disso, as equipes locais foram treinadas em alguns temas específicos, tais como segurança alimentar, saúde, protagonismo infanto-juvenil, gênero, geração de renda, políticas públicas e instrumentos de avaliação de resultados e indicadores, captação e gestão de recursos.
Pesquisas: O CERIS realiza pesquisas sociológicas, dirigidas a investigar, entre outros assuntos, religião, realidade urbana e projetos educacionais. Realiza também seminários nestes e em outros temas sociais. Alguns exemplos de pesquisas
No campo da religião: Mobilidade religiosa no Brasil. Pedida recentemente pela CNBB, esta pesquisa nacional verifica as motivações principais dos católicos e não católicos para mudarem de religião. Os resultados preliminares foram apresentados na 43a Assembleia Geral da CNBB.
- Novas formas de crer. Pesquisa que examina as tendências de práticas das igrejas cristãs no Brasil.
- Catolicismo em Brasil. Pesquisa que examinou tendências de práticas dos católicos em seis capitais brasileiras.
No campo social:
Censo brasileiro das escolas católicas: realizado para a Associação Nacional de Mantenedoras de Escolas Católicas – ANAMEC;
Levantamento da população de rua do Brasil: Pesquisa em fase final de negociação com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome;
Violência contra a mulher: Pesquisa em fase de negociação com o Ministério da Saúde;
Responsabilidade social empresarial: Pesquisa entre companhias holandesas, portuguesas, espanholas e alemãs que atuam no Brasil, para identificar o nível e a qualidade da responsabilidade social de suas ações, do ponto da vista das organizações da sociedade civil, usando como referência as diretrizes da OCDE e da OIT;
Agenda 21 local de Santa Teresa: Santa Teresa é o único bairro do município do Rio de Janeiro, onde uma ONG conseguiu habilitar-se a programa do Governo Federal, mediante o qual obteve recursos para pesquisar e propor soluções às exigências da agenda 21. Este projeto consistiu na pesquisa de dados secundários, na pesquisa da opinião e no exame entre formadores de opinião das características do bairro, no sentido de elaborar a agenda 21 local.
Publicação de séries de livros e de cadernos temáticos, baseados nas próprias pesquisa e atividades.
Elaboração e distribuição de cadernos didáticos do tipo instrução programada, para uso por trabalhadores e líderes comunitários e sindicais.
Avaliação do programa de formação de lideranças sindicais do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio Econômicos), com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Concurso Nacional Ação Durban, financiado pela Fundação Ford, com o objetivo de premiar organizações da sociedade civil, com ações aderentes ao protocolo da III Conferência Mundial das Nações Unidas Contra o Racismo, a Xenofobia e a Intolerância Correlata, realizada em Durban, na África Sul, em setembro 2001. Foram premiadas trinta organizações e foi lançada a campanha nacional contra Discriminação, quem se omite, pratica, contra a discriminação de toda a ordem.
Estabelecimento do Centro Brasileiro de Referência em Tecnologia Social – CBrRTS, em parceria com o Instituto de Tecnologia Social, no sentido de criar um banco de dados das experiências de tecnologia social, para que sejam oferecidas à sociedade.
Programa nacional de formação técnica e geral de agricultores assentados e em fase de assentamento por reforma agrária, em convênio com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, do Ministério do Desenvolvimento Agrário.